quinta-feira, 19 de março de 2015

Respondendo #04 - Dicas sobre sinopses!


Pergunta por: Carol
Já escreve fanfics a um tempo ou começou agora? Seis meses, mais ou menos.
Dúvida: Bom, não sei se alguém já perguntou isso antes...mas...vamos a pergunta né?!
Bom, Eu sempre me "perco" na sinopse, geralmente, faço um começo legal, mas nunca sei como terminar bem... 
Se tiver alguma dica a respeito, me ajudaria bastante. E creio que a outras escritoras também. ;)

Olá, Carol! Bom, você tem razão, fazer um post sobre sinopses ajudaria muita gente e até já tínhamos algumas ideias de posts. Nesse post, vamos dar algumas dicas gerais de como escrever uma sinopse para fanfic e, provavelmente, mais para frente, faremos um post beeeeem completão sobre esse assunto.

Bom, sinopses são caracterizadas como o Bicho de Sete Cabeças para muitas ficwritters (inclusive para mim) porque é algo meio complicado de fazer, ao mesmo tempo que é muito importante, pois se trata da sua porta de entrada para novos leitores interessados na sua história. É muito, muito importante que tenhamos cuidado na hora de fazer sinopses, então aqui vão algumas dicas gerais!

1. Tome cuidado com o português!
Tomar cuidado com os acentos, principalmente as vírgulas, e a concordância é importante não só na sinopse, mas no desenvolver de toda a sua fanfic, então tenha cuidado e revise bastante antes de postar sua sinopse online.

2. Cuidado com o tamanho!
Uma sinopse nunca deve ter apenas 1 linha, tão pouco 30, então tome cuidado no tamanho. Não existe um tamanho correto, mas uma boa média é entre 10 e 15 linhas.

3. Cuidado com o que você revela na sinopse!
Uma sinopse deve englobar o enredo da sua fanfic de modo que o leitor saiba quase exatamente do que se trata a história, mas não devemos revelar demais. Um suspense sempre é bom e dá ainda mais vontade do leitor acompanhar a sua história. É claro que você não deve fazer desse resuminho um breu completo, mas tente não revelar coisas muito importantes. Só diga o básico, o que é necessário para o leitor saber se é o tipo de história que ele se identifica ou não (com um pouquinho de suspense, claro), e pronto.

4. NÃO MENDIGUE LEITORES!
Pelo amor de Deus, NUNCA coloque frases como "A sinopse está ruim, mas a história é melhor, prometo", "Não sei fazer sinopses, mas a fanfic é muito boa!", "A sinopse está um lixo, mas dê uma chance a essa fanfic, por favor, por favor!". Você tem que ser seguro(a) do que você escreve! Se você acha que a sinopse está ruim, refaça. Só poste quando achar que você fez um bom trabalho (e desde que esteja de acordo com a dica 1, já é meio caminho andado). Colocar esse tipo de frase te rebaixa e também rebaixa a sua história.

5. Termine a sinopse de modo curioso.
Uma frase de duplo sentido ou uma pergunta são ótimas opções! Dão curiosidade ao leitor para ler a sua história e descobrir o que você queria dizer com aquilo.

Outra coisa legal para você que, definitivamente, não sabe como terminar a sinopse, é colocar uma frase de música. Algo pequeno mas que combine com a sua história. Por exemplo, se eu fosse fazer a sinopse do exemplo de enredo que eu dei nesse post, eu poderia colocar como última frase "Eu só quero que você saiba quem eu sou." que se refere à frase "I just want you to know who I am" no final do refrão.

Nunca se esqueça, no entanto, que essa frase deve fazer sentido de acordo com o seu enredo. No caso que eu citei, o sentido seria que o personagem masculino principal, ou seja, o anjo, queria não ter que se esconder dela, queria que ela soubesse que ele é um anjo e, mais importante, que soubesse o que ele é quando está perto dela, o quanto a ama.

Boa sorte com suas sinopses! Mais para frente, faremos um post bem mais completo sobre esse assunto! Obrigada pelo acesso e até a próxima!

Respondida por: plszen

2 comentários:

  1. Oiee,eu não sou a que perguntou,mas isso realmente ajudou,só tenho uma dúvida:
    Nas sinopses,como eu faço para ter segurança no meu trabalho? Como eu faço para ter criatividade?
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, a criatividade é com você. Lembre-se de checar sempre se as regras de gramática estão sendo respeitadas, se a sinopse não está repetitiva demais e essas coisas. Acho que o maior segredo, tanto para escrever uma boa história ou qualquer outra coisa é estar bem escrito, de acordo com as regras, coerente e limpo. De resto é só dar asas à sua imaginação!

      Excluir

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo