quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Respondendo #03 - É meio clichê botar o nome de uma música?


Pergunta feita por: Dark Brown
- Pergunta especial feita no g-mail -
Dúvida: É meio clichê botar o nome de uma música?
Olhei no site do Spirit e tem 106 fanfics com o mesmo nome. Mas só a minha esta em constante atualização e não terminada. Quer dizer que o nome não confunde, certo?


Olá, Dark Brown! Bom, dependendo da música, confunde sim.

Hoje em dia nós vemos várias fanfics com nome de música nos sites de fanfics, e de todos os fandoms! Os nomes mais comuns são "Love Will Remember", "Heartbreaker", "You and I" e por aí vai... então é bem provável que o seu leitor confunda sim sua fanfic com outras.

Isso é ruim, porque é legal se inspirar em canções para escrever fanfics, já que, muitas vezes você cria uma história e aquela música poderia ser a principal da trilha sonora perfeita para o seu enredo, eu sei disso porque tenho uma fanfic com nome de música, o qual o nome é beeem clichê. Nesse caso, eu sugiro que você não coloque o nome da música em si, mas talvez uma palavra ou uma frase curtíssima que combine com o seu enredo.

Por exemplo, digamos que a sua fanfic se trata de um anjo que foi designado para proteger uma garota que perdeu os pais (portanto está órfã) e precisa de ajuda na Terra. No entanto esse anjo se apaixona pela garota e, é claro, isso gera um amor impossível já que ele é um anjo e ela uma simples humana. No meu caso a música a qual eu me inspiraria para esse enredo seria "Iris" da banda Goo Goo Dolls (esse nome não aparece muito em títulos de fanfics, mas é só um exemplo, então vamos lá).

Bom, seria muito mais fácil você colocar o título Iris, mas como você é uma pessoa muito criativa, vai ler a música e pensar num nome melhor e que se encaixe. Se você ler a música e interpretar, verá que "é o anjo que está cantando" para a humana. Ele fala:

"And I'd give up forever to touch you (E eu desistiria da eternidade para te tocar) 
Cause I know that you feel me somehow (Porque eu sei que você me sente de alguma maneira)
You're the closest to heaven that I've ever be (Você o mais perto do paraíso que eu já estive) 

And I don't wanna go home right now (E eu não quero ir pra casa agora.)"

Nesse trecho percebemos que, para o anjo, o Paraíso do céu não é tão maravilhoso quanto a garota. Ao mesmo tempo, o anjo é um ser do Paraíso que anda e protege a tal garota, ou seja, os dois são, de fato, paraísos um para o outro e estão relativamente perto um do outro. Nesse caso, eu colocaria o nome da fanfic de Closest To Heaven.

Músicas de bandas mais desconhecidas são mais próprias para colocar como nome direto de uma fanfic, mas, se a sua fanfic tem um nome de uma música bem conhecida é sempre bom você fazer esse tipo de análise. Sua fanfic fica com um nome original e ainda tem tudo a ver com a música a qual você escolheu para se inspirar. Tente isso!

Respondido por: plszen

Um comentário:

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo