domingo, 12 de abril de 2015

POV x Narrador Externo - Qual escolher?


Já se pegou pensando em qual dos tipos de narração é melhor para escrever sua fanfic?
Olá, ficwritters! Bom, antes de tudo, vamos às explicações!

POV significa "Point Of View", que traduzido para o português fica "Ponto de Vista", ou seja, o capítulo esta no ponto de vista de tal personagem. É quando vemos o capítulo sendo escrito em primeira pessoa.
Exemplo: "Eu estava perdida. Sabia que estava. Nada nem ninguém poderia me ajudar agora."
Já o tipo com narrador externo é quando o capítulo é escrito por alguém de fora, que geralmente conhece todos os sentimentos e vida de cada um dos personagens. É quando vemos o capítulo sendo escrito em terceira pessoa.
Exemplo: "Ela estava perdida. Sabia disso no fundo de seu coração. Nada nem ninguém poderia ajudá-la agora."
Na hora de começar uma fanfic, muita gente fica em dúvida de qual modalidade escolher, de qual ficaria melhor na fanfic, tanto para quem escreve tanto para quem lê, mas a verdade, é que não existe um que seja melhor, mas sim um mais apropriado para o seu tipo de história.

Geralmente, os dois estilos de escrita dão certo com todos os tipos de história, ou seja, essa escolha é bem fácil de fazer, no entanto há algumas coisas que se deve levar em consideração.

Por exemplo, vamos levar em conta uma fanfic onde a personagem escreve um diário. Nesse caso, o POV seria mais apropriado por motivos de maior facilidade na hora de se escrever os capítulos, já que quando o autor citar a escrita da personagem em seu diário ele terá que trocar a pessoa da conjugação de terceira para primeira.

Já outros tipos de enredo são liberados para os dois tipos de narração, pois não apresentam nada que os faça mudar a pessoa em que está sendo escrito o capítulo.

O uso das narrações, como pode ver, são livres e, como já dito algumas vezes atrás, bem fácil de se escolher, mas existem advertências nas escolhas para que sua fanfic não fique confusa e ao mesmo tempo com uma leitura e escrita melhores. Veja abaixo:

1. POV fulano, POV Ciclano - Repetições
O que estamos querendo atingir são POV's repetidos. Por exemplo:
"Angeline - POV
Estávamos na piscina e o clima era quente. Daniel deu a ideia de tomarmos um banho ali e eu queria ter dito não, ou melhor, ele merecia um não, mas eu estava com calor e a ideia de ver Daniel sem camisa era tentadora demais para ser recusada. Deus me perdoe por isso.
Pulamos na água, a qual estava numa ótima temperatura. Lembrei-me dos tempos que meu pai me levava para nadar perto de casa. Fazia tempo, mas não demorou muito para que eu relembrasse os movimentos e saísse nadando por toda a piscina. 
Daniel - POV
Estávamos na beira piscina e então uma ideia me ocorreu. Porque não nadamos? Não é como se houvesse algo melhor do que nadar naquele dia quente, ainda mais sabendo que Angeline teria que ficar apenas com suas roupas debaixo. Na verdade, aquilo me parecia a melhor ideia que já tive em meses.
Ela aceitou de primeira, o que me deixou feliz e confuso. Na minha cabeça, ela diria não até minhas orelhas sangrarem.
Angel pulou na água ao mesmo tempo que eu. Não demorou muito para que eu simplesmente parasse e admirasse seu nado. Para uma garota que dizia não nadar a anos, ela estava em perfeita forma."
Percebem como repete? Se o leitor já leu o que acontece no primeiro POV, ele não quer reler a mesma coisa no segundo. É tedioso. Escolham um POV e façam somente ele, ou então, quando trocarem, continuem o capítulo de onde haviam parado mas agora narrado por outra pessoa, não repetindo o que a outra já havia dito.

2. Duas narrações ao mesmo tempo
Pelo amor de Deus, a não ser que você tenha uma ideia muito elaborada e diferente, não misture as narrações. Ou POV ou narrador externo, sem essa de fazer os dois ao mesmo tempo.

Logico que existem exceções onde ficaria legal o uso dos dois tipos de narração, mas, principalmente se você é iniciante ou se não tem tanta habilidade em escrever fanfics, escolha apenas um dos tipos.

3. Escolha do personagem para o POV

Geralmente os autores escolhem os personagens principais para o POV.
É mais apropriado que você escolha apenas UM dos principais para ser o POV durante a fanfic inteira, mas é claro que existem casos e casos.

Dependendo do estilo e gênero da sua fanfic, ou da situação que a história se encontra no momento, é normal colocar o POV de outros personagens. Isso, além de ampliar o entendimento do leitor de acordo com as circunstâncias do que está acontecendo na sua história, dá outra visão para a mesma e dependendo do que está acontecendo, é muito interessante explorar essa modalidade.

Então é isso galera! Eu espero que não tenha ficado confuso e que vocês tenham conseguido entender direitinho as diferenças entre POV e Narrador Externo. Um beijo e até a próxima!

Dica por: plszen


5 comentários:

  1. Não ajudou muito... Ainda estou com a mesma dúvida! :')

    ResponderExcluir
  2. Uma dúvida aqui!
    É necessário citar "POV - tantantan" nas fanfics ou não teria problema algum decidir simplesmente não colocar, por achar que isso acaba com a estética?

    ResponderExcluir

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo