sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Como escrever um bom primeiro capítulo?


Olá ficwritters! Todos sabemos o drama que é fazer o primeiro capítulo de sua fanfic, ainda mais se você não tem muita prática no assunto. Hoje vamos dar umas dicas para que você consiga vencer um pouco esse drama e fazer um começo que atraia leitores de modo que eles sintam curiosidade em continuar lendo sua fanfic. Vamos lá!

Bom, muita gente começa o primeiro capítulo de um jeito que, na minha opinião, dá sono. Aquele velho começo assim:
"Meu nome é Lauren. Tenho 16 anos e sou estudante de publicidade. Moro com meus pais e meus dois irmãos numa casa média no sul de São Paulo. Não tenho namorado, apenas três amigas loucas e maravilhosas que estão sempre ao meu lado. Amo ler e tomar chocolate-quente."
Gente, pelo amor de Deus, isso dá sono, é chato. A não ser que a personagem esteja escrevendo em um diário. Mesmo assim, coloque apenas os pontos principais, não toda a personalidade da personagem. É muito mais legal quando a leitora se identifica com a personagem enquanto lê o enredo. Ninguém vai se apegar a sua história e aos seus personagens se você, basicamente, conta exatamente como a personagem é já no primeiro parágrafo. Isso o torna previsível e todos queremos ler uma fic que nos surpreenda, não algo que você meio que já sabe o que vai acontecer, até nos momentos mais tensos.

Sua personagem tem amigas loucas? Em cenas que as amigas estão junto, faça elas parecerem meio maluquinhas. Quem lê vai se apegar e ainda dar boas risadas com essas amigas. Sua personagem gosta de ler? Durante a história, escreva cenas em que ela está com um livro na mão, em que ela guarda qualquer livro na bolsa ou até mesmo lendo alguma coisa antes de acontecer a cena propriamente dita. Quem sabe fazer o par dela conhecê-la numa biblioteca não seja uma boa ideia? Seus leitores devem se identificar com a personagem suavemente, enquanto acompanham a sua história, não em um capítulo só. Isso é parcialmente impossível. Além do mais, fazer cenas e destacar esses pequenos detalhes deixa o seu capítulo mais longo e gostoso de ler. Acredite, detalhes contam muito!

Eu gosto de começar um capítulo de modo meio descontraído. Acho que dá mais vontade de ler e acompanhar a história. Vou dar um exemplo:
"O sol brilhava, invadindo as persianas e iluminando todo o meu quarto. Cocei os olhos, ouvindo minha mãe animada no andar debaixo e me levantei, olhando pela janela. A claridade maior fez com que meus olhos ardessem, mas, ao se acostumarem com a luz pude notar o céu num azul celeste impecável, completamente sem nuvens. Bufei. A paisagem do lado de fora era péssima. 
Sem ânimo nenhum, parti para o banheiro. Tomei um banho rápido e vesti qualquer coisa curta para não morrer sufocada. Eu podia apostar que o calor da Califórnia se assemelhava ao do Inferno. Talvez pior, já que aquela cidade em si era o próprio Inferno na Terra. Eu não fazia ideia do porque meus pais gostarem tanto daqui, por mim moraria no Alaska, mas, como a vida nunca é gentil, tenho 17 anos e ainda estudo e não trabalho, o que me deixa presa nesse lugar por mais alguns anos até ajuntar dinheiro suficiente para ir embora. Temo que até lá eu já tenha morrido nesse lugar. Você sabe, cobras soltam veneno e o calor o propaga. Com a quantidade de cobras da minha escola e o clima infernal da Califórnia, é um milagre que eu ainda esteja viva."
Bom, eu não sei improvisar, mas acho que esse passa a ideia que eu queria para vocês. Percebem como vamos nos adaptando à personagem aos poucos? Com esse começo já sabemos algumas coisas cruciais sobre ela que foram passadas suavemente ao leitor: ela odeia calor e odeia a Califórnia (que podemos deduzir ser onde ela mora, já que ela citou estudar lá), enquanto seus pais parecem adorar o clima californiano. Ela odeia as meninas da escola dela, basicamente as descreve como víboras, e ela tem 17 anos. Além disso, interpretando mais o texto, podemos concluir que ela é uma garota meio mal humorada e sarcástica.

Outro jeito legal de começar uma fanfic é com um acontecimento mais, como posso dizer, agitado e com um toque de suspense. Isso seria legal numa fanfic sobre gangues, por exemplo, ou até mesmo em uma fanfic trágica e dramática. Vou dar um exemplo de uma fanfic que eu comecei a escrever a tempos, mas nunca postei:
"Fui puxada para o beco escuro e praticamente arremessada na parede molhada da chuva que havia passado a algumas horas. O lugar cheirava a coisa estragada e fumo, mas na hora eu não me importei com o cheiro, só precisava ir dar um jeito de ir embora dali. Lágrimas grossas e desesperadas desciam pelos meus olhos incessantemente. Eu sempre tive medo de como seria minha primeira vez, tentava nunca pensar nisso e, na maioria das vezes não era difícil. Eu mal sabia como acontecia aquilo e não tinha curiosidade em saber. Não tinha pensamentos impróprios, não tinha vontade de ver nenhum membro do time de futebol da escola sem roupa e, definitivamente, não tinha nenhuma noção do que significavam palavras estranhas como "boquete" ou nomes de posições sexuais. Tudo isso era completamente alheio para mim e eu não entendia nada. Garotas com as quais tinha que lidar na escola, e que eram bastante oferecidas por sinal, falavam coisas como "eu queria cavalgar nele" de modo malicioso enquanto olhavam os garotos do time de futebol voltando de um treino. Eu só conseguia pensar numa fazenda e num estábulo. Como raios, ela pretende cavalgar num humano? Não somos, sequer, quadrúpedes! Mas estava acontecendo agora, eu seria estuprada em pleno beco as 23h da noite e sequer tinha alguém por perto para me ajudar. 
Pelo menos era o que eu achava. 
Um estalo alto invadiu meus ouvidos como um foguete. Um tiro. O homem que antes tentava tirar mais das minhas roupas do que já tinha conseguido com seus puxões fortes e constantes, caiu para o lado enquanto sangue jorrava da sua cabeça, manchando seus poucos cabelos e o chão do beco. Gritei completamente assustada e me virei, observando o homem que havia atirado. Usava capuz e sua cabeça estava um tanto abaixada. Ele a levantou um pouco e eu tentei enxergar seu rosto, mas o escuro da noite não me permitia. De repente, duas íris douradas surgiram brilhantes na minha direção, como se ele tivesse aberto seus olhos agora. Dei um pulo instintivo para trás pelo pequeno susto e então abaixei o olhar. O estranho ainda possuía a arma na mão e poderia atirar em mim a qualquer momento. Xingando-me por continuar ali por tanto tempo, abaixei e peguei minha mochila o mais rápido possível, correndo dali em seguida, completamente apavorada. 
Eu ainda podia sentir seus olhos dourados sobre mim quando dobrei a esquina."
Tá, não é lá o começo mais original que você já tenha lido, eu sei, mas é legal você treinar a escrever desse jeito. Não com essas palavras, até porque queremos que você aprenda a escrever um começo mais legal e descontraído para sua fanfic, mas, mais ou menos nesse modelo.

Tente treinar escrever primeiros capítulos, mesmo que não vá dar continuidade para tal começo. Apenas esboce no bloco de notas do computador, no Word, nas notas do seu celular, em algum caderno... qualquer lugar. É sempre bom treinar, isso te ajuda a amadurecer as palavras que vai usar e como vai usá-las. Boa sorte!

Dica por: taeminwz

10 comentários:

  1. ola tudo bem ? bom você me ajudou muito, penso em escrever minha primeira historia, mais sempre quando quero posta o primeiro capitulo, fico insegura em posta, porque tenho medo do leitor não gosta da minha dela, uma hora ou outro terei que decide,mais obrigada, sua forma de escrita é perfeita, parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi! Nossa, muito obrigada! Li esse post para tentar melhorar minha fanfic, e foi uma ótima ajuda. É dificil fugir do clichê! Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Estou escrevendo uma fanfic criminal e não sabia criar o primeiro capítulo; sou muito perfeccionista e queria que ficasse perfeito... Agora eu sei mais ou menos como quero desenvolve-la, ainda tendo alumas dúvidas você me ajudou muito.
    Obrigada <3

    ResponderExcluir
  4. Nossa, seus exemplos são maravilhosos, um suspense atrás do outro amei,amei,amei muito e tbm me ajudou a ter novas ideias

    ResponderExcluir
  5. Mds, vc me ajudou muito mesmo, e enquanto eu estava lendo a este blog. Valeu mesmo :'3

    ResponderExcluir
  6. Nossa eu estava tão confusa em como comecar a minha fanfic e quebrava a cabeca sempre que tentava e voce ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  7. Estou chorando de emoção, não pergunte o motivo, pois eu também não sei.

    Quero lhe dizer, muito obrigada, você mudou meu jeito de escrver, você me deu uma luz, coisa que já estava passando da hora de receber!

    muito obrigada de verdade, irei praticar muito em cima dos exemplos e dicas que você deu, novamente, obrigada!

    ResponderExcluir
  8. como não repetir as mesmas palavras?

    ResponderExcluir
  9. Seus exemplos são fabulosos ! Fico instigada de fato a ler mais. Vou tentar inserir isso nas minhas fanfic . Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. Thank you very much,muchas gracias,arigato,OBRIGADAAA me ajudou demais sério tava impacada pensando como eu ia começar o capítulo da mimja fanfic e o primeiro exemplo me ajudou um bocado a clariar as ideias! Vlw msm

    ResponderExcluir

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo