sábado, 17 de janeiro de 2015

Como escolher um nome para fanfic?


Olá ficwritters! No nosso primeiro post eu decidi falar e dar uma dica super legal sobre uma coisa que é muito fácil e ao mesmo tempo muito difícil: escolher um nome para sua fanfic!


Para mim, por exemplo, é muito difícil. Eu consigo criar a história inteira na minha cabeça em minutos, mas o nome sempre é o que complica para mim.

De qualquer jeito, temos que escolher um nome para nossa fanfic certo? E, é claro, tem que ser um bom nome, que combine com a história, que chame atenção de leitores e que, por favor, SEJA NOVO E ORIGINAL! 

Com certeza, você já leu alguma fanfic chamada "Dangerous", "Criminal Love" ou somente "Criminal". Hoje em dia fics com nome como "My Babysitter" ou "A Melhor Amiga de (algum parente)" são muito comuns e isso acaba ficando chato e, em alguns casos, confundindo o leitor.

Como assim? Eu explico.

Vamos supor que leitor fulano é fascinado por fanfics onde tem máfia, gangues, assassinatos, tráfico de drogas e, como sempre, no meio de tudo isso, um amor proibido. Como vocês sabem, muitas fanfics com esse estilo acabam com o nome "Dangerous" ou "Criminal/Criminal Love". Logo, o leitor vai ter várias fanfics com esse nome favoritadas e, sendo fanfics diferentes, mas do mesmo gênero e com o mesmo nome, ele vai embaralhar todas as histórias e acabar se confundindo. Eu sei de casos como esse e, sério, não são difíceis de acontecer.

Além de confundir o leitor, se você escolher um nome que sempre usam para sua fanfic, ninguém vai lembrar exatamente qual era sua e seu nome de autora não vai ser gravado na cabeça das pessoas, de modo que elas não vão procurar mais histórias suas para lerem. Sua fanfic pode até ser inovadora e diferente das outras de mesmo gênero, mas o nome igual não vai permitir que os leitores se lembrem de você e aliás, pode até espantar leitores novos por acharem que, como o seu nome é igual o de mais 986566 fanfics, sua história seria, o que eu chamaria, de bad clichê. Mesmo que você tenha que quebrar um pouco mais a cabeça para escolher um nome que combine com a sua história, é melhor do que colocar um nome que muita gente também coloca.

Bom, não existe um método perfeito para criar nomes de fanfics. Isso vai da sua criatividade, ou seja, não tem como eu te ensinar. O negócio é quebrar a cabeça mesmo, maaaas eu ainda sim vou dar uma dica que comigo funciona. Espero que com vocês também.

O negócio é fazer uma brainstorm.

O que é uma brainstorm? Bom, eu estudo publicidade e na publicidade brainstorm significa "chuva de ideias". Não parece, mas isso ajuda MUITO!

Tudo o que você tem que fazer é pegar uma folha (sim, uma folha, é melhor que você escreva pois assim vai ter uma noção melhor da escrita e tudo mais) e escrever coisas sobre a sua fanfic. Eu vou dar um exemplo.

Digamos que a minha história é sobre uma garota normal e inocente que precisa pagar sua faculdade e para isso, seu pai consegue um emprego de secretária para ela na empresa de um amigo. O que acontece é que esse amigo está se aposentando, e no lugar dele, o filho sexy e tentador vai assumir a presidência.

Na minha folha, eu vou escrever palavras como: emprego, chefe, sexy, amor, provocação, garota, inocência, sedução, empresa, empregado, secretária, presidência, escritório... etc.

Depois de escrever todas as palavras possíveis que você pode retirar da sua história, é hora de mesclar elas e criar um nome legal. Eu, particularmente, acho que nomes em inglês ficam mais legais do que em português, então das palavras que eu coloquei ali poderiam sair nomes como "Tempting Boss" "The Presidency Room" "Insane Desire" "Innocent Fool" "In Trouble" "Sexy Perdition" ou "Sexy Ruin" e por ai vai...

Enfim, essa é a tática que eu uso e sempre dá certo para mim. Outra dica minha é relacionar o idioma do nome com o lugar onde se passa a história. Por exemplo, se a história se passa em Paris ou numa pequena cidade da França, coloque o nome da sua fanfic em Francês, Se você quer uma história onde seu personagem seja tão, com o perdão da palavra, foda como o Al Pacino em O Poderoso Chefão, faça sua história se passar na Itália, país das máfias mais perigosas do Mundo, e coloque o título da sua fanfic em italiano. Além de ficar mais bonito, é diferente e chama atenção.

Espero que a dica ajude vocês, Boa sorte!

Dica por: taeminzw

69 comentários:

  1. É meio clichê botar o nome de uma musica?
    Olhei no site do Spirit e tem 106 fanfics com o mesmo nome. Mas só a minha esta em constante atualização e não terminada. Quer dizer que o nome não confunde, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,eu acho, se se voce colocar o nome de uma música, ela tem que ser "temática" tipo: o nome da FANFIC é 'House of cards" (BTS), essa música e consideravelmente triste, então a FANFIC terá que ser trisfe
      E respondendo sua primeira pergunta : eu não acho clichê nao

      Excluir
    2. Obrigada pela dica, gostei bastante e já tem um nome perfeito pra mim usar. Obrigada mesmo pela ajuda <3

      Excluir
  2. Nossa obrigada ajudou muito. 👌😍💜

    ResponderExcluir
  3. Você me ajudou e MUITO.
    Nem precisei escrever as palavras num papel.
    Com as SUAS palavras eu consegui pensar num nome.
    Obg.
    Você acha que o nome "Hostages Love"(reféns do amor) ficaria bom?

    ResponderExcluir
  4. Você me ajudou e MUITO.
    Nem precisei escrever as palavras num papel.
    Com as SUAS palavras eu consegui pensar num nome.
    Obg.
    Você acha que o nome "Hostages Love"(reféns do amor) ficaria bom?

    ResponderExcluir
  5. chegueiii hoje por aqui e estou amando suas dicas sao de ouroooo

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas,vai me ajudar muito mesmo!! Obrigadooo <3

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus O-O
    Você me ajudou muito
    Muito obrigada
    Eu não tava conseguindo achar um nome pra minha fic de jeito nenhum
    Mas com o Brainstorm eu consegui
    Muito obrigada mesmo ^^

    ResponderExcluir
  8. Uauu amei suas dicas... vou usalas muito. obrigado baby love

    ResponderExcluir
  9. Uauu amei suas dicas... vou usalas muito. obrigado baby love

    ResponderExcluir
  10. Obrigada! Ajudou muito mesmo! A história toda na minha cabeça e eu aqui atrás de um nome ¬¬'
    Vlw >3<

    ResponderExcluir
  11. Obrigada! Ajudou muito mesmo! A história toda na minha cabeça e eu aqui atrás de um nome ¬¬'
    Vlw >3<

    ResponderExcluir
  12. Me ajudou muito. Obrigada!
    Eu pensei em três nomes: hings So Complicated (coisas tão complicadas); O Silêncio do tempo, ou "O lado obscuro do silêncio"
    Qual desses é melhor? Obrigada, amei o blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou a autora, mas se aceitar outras pessoas para opinar eu tenho susgestão: O lado obscuro do silêncio.

      Excluir
    2. Na minha opinião, "O Silêncio do Tempo" é o melhor.

      Excluir
    3. Alguns anos depois (ksksks) mas como escritora recomendo O lado obscuro do silêncio

      Excluir
  13. Com licença moça,eu tentei usar seu método mas mesmo assim estou com MUITA dificuldade! Será que vc poderia me passar seu nome de usuário no Spirit apenas para eu te chamar no privado e te falar como vai ocorrer minha história e vc me ajudar no título? Pf estou em desespero, tanto q precisei ainda procurar um blog para me ajudar e mesmo assim estou com dificuldade, pfff ajuda aq!!! (>.<)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moça acho que dai você tem que se esforçar um pouco mais em 15 minutos consegui ter uma ampla ideia de nomes com essa dica,se sua fanfic não tiver uma historia concreta ficara difícil mesmo,mas e só fazer com mais calma e cuidado que você consegue,fighting!

      Excluir
  14. Gostei ajudou muito😘, obrigada😀

    ResponderExcluir
  15. Gostei ajudou muito😘, obrigada😀

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Amei as suas dicas, ajudou mais uma pessoa aqui :)

    ResponderExcluir
  18. Muito obrigada, foi de grande ajuda !

    ResponderExcluir
  19. Miga Ou Migo! Obg
    Você me ajudou Muito,
    Te amuh^^

    ResponderExcluir
  20. Mds me ajudou muito pra criar o nome da minha 1° fic obgd amorr ❤

    ResponderExcluir
  21. Me ajudou muito mesmo! Eu vou colocar o nome da minha fanfic de Hold On (espere - em inglês).

    Eu quero divulgar a fic de uma amiga minha o nome é I am Sorry if I Hurt You ''ISIHY''

    Link = https://spiritfanfics.com/historia/i-am-sorry-if-i-hurt-you-isihy-8977449

    ResponderExcluir
  22. mano, o chato pra fic é muitos nomes clichês, e isso torra a minha amada e linda paciência, que por sinal, é curta.
    eu odeio falta de originalidade, mas adoro o conteúdo, independente.
    mas admito que, o bom é de um título de impacto ou um título que cause uma impresão menos rídicula.

    ResponderExcluir
  23. muito bom, eu havia pensado em uma fanfic com o nome de:"o lado obscuro da solidão" mas não sei se vai ser um bom nome

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Estou indecisa,mas amei as dicas :3

    Qual ficaria melhor?

    Love between stars (amor entre estrelas)
    The BEST family in the neighborhood (a MELHOR família do bairro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou a autora mas se aceitar minha sugestão, A primeira. <3

      Excluir
  26. Estou muito contente por encontrar essa explicação. E além da sua ajuda para com meu livro, que apesar de não ser fanfic, e apesar mais ainda que é história estilo janponesa, eu criei mais uma idéia de inserir esta página, como sendo a primeira página oficial de Pesquisas e Fonte para eu inserir no livro em que estou fazendo. Vim no intuito de aprender uma coisa e saio com duas e, por isso compartilho esta idéia. Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Olha, me ajudou MUUUUITO! Fico extremamente agradecida!! <3

    ResponderExcluir
  28. Amei a ideia, vai me ajudar com certeza

    Muito obrigada! ❤

    ResponderExcluir
  29. O título " Não vejo teu olhar " está bom? Pra uma fanfic que a protagonista é cega.

    ResponderExcluir
  30. Eu queria fazer uma do jungkook,e meio ela é nerd,mas perde a memoria,e eu não sei um nome bom pra colocar. Então aí fica dificil,pq eu quero colocar um nome e não como o famoso "A nerd e o popular"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode fazer uma piadinha com alguma piada que o jungkook deu pra s/n, ou ligar a s/n a um animal e fazer (_animal da s/n_ e o coelho) ou "the _s/n_ and the bunny" mas é só uma ideia

      Excluir
  31. A minha fanfic é sobre os Vingadores, a principal é chamada para uma missão. Durante essa missão a mãe dela é morta porque o vilão já teve uma história com ela anteriormente e quis se vingar dela e da filha, mas após a morte da mãe ela descobre quem é seu pai, Tony Stark, e começa a ter sentimentos por Steve Rogers. Agora eu não sei o qual nome colocar porque as únicas palavras que vieram á minh cabeça sobre essa fic foram: Inteligente, Herói, missão, amor, pai e agente. Me ajuda por favor?

    ResponderExcluir
  32. A minha fic é sobre o Shino e a Shiho de naruto,e quando eles tem uns 11 pra 12 anos eles acabam sendo sequestrados,para uma mulher pega o dna deles e coloca num experimento,ai dps do sequestro a mulher lança um jutsu de esquecimento neles.Ai dps de alguns anos,desse experimento vem duas crianças,uma menina e um menino,ai essas duas crianças são mandadas pra Konoha,quando chega lá em Konoha,eles se deparam com o Shino,que sente uma forte conexão.Que nome vcs acham q eu teveria da pra essa fic,eu tô pensando em algo como "A conexão" ou "Laços"

    ResponderExcluir
  33. Eu queria um nome de uma Fic de Yaoi sera que pode me ajudar com um nome bom vão ser um Yaoi entre Dois Lupinos(Lobos).

    ResponderExcluir
  34. E se eu falasse que minha fanfic é sobre dois meio irmãos que são apaixonados um pelo outro, mas tem consciência de que nada pode rolar entre eles. O garoto acaba de voltar de um internato, é viciado, notas baixas, adora provocar o pai e irritar a irmã. Já a garota, é consumista pq nasceu em uma família podre de rica, esnobe, boletim impecável, a preferida do papai e sustenta um namoro de infância só para não permitir que seus sentimentos pelo seu irmão cresçam ainda mais. Qual nome vc escolheria??? kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I love my brother
      I'm in love with my half brother
      I hate having to love you
      Essas são minhas sugestões

      Excluir
  35. gnt, minha criatividade ta um lixo e tipo, eu to precisando de um nome pra minha fanfic. Ela fala sobre Jeongguk e Y/N. Jeongguk sofreu um acidente e se apaixona por sua médica, Y/N, e faz de tudo para ela se apaixonar por ele. Me ajudem pff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tipo de pende se a Y/N for a médica eu não tenho ideias mais se ela não for eu já tenho ideia tipo Eu amo ele e ele não mim ama, Amor desnecessário, Como se ele fosse o último e etc

      Excluir
  36. Nossa eu amei as dicas,muito obrigada Anjo✋😔💕

    ResponderExcluir
  37. Mano quando eu terminei de ler já tive uma ideia para minha fic muito obrigado mesmo Vey tu és perfeita (o) aaaaaaaaa tô tão feliz 👌🤡💕💕

    ResponderExcluir
  38. Por veyyy mim ajudou muito e tipo minha fanfic tá ficando maça já que é sobre Máfia o nome ficou assim o Enemies of the Mafia (Inimigos da Máfia)

    ResponderExcluir

«
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo