quinta-feira, 31 de março de 2016

Respondendo | Erros? Passagens grandes? Demora para postar?


Nome: Ana Lectícia
Já escreve fanfics a um tempo ou começou agora? Já faz tempo, acho que desde os 11.
Dúvida: No caso escrevo fanfics a um tempo mas, como tenho somente tempo para escrever no celular, muitas coisas saem errada o que deveria fazer? Fora que na minha fanfic há passagens de tempo grandes o que devo fazer para não confundir os leitores? E sobre demora a postar o que acha?
Olá leitores! Como vocês estão? Mais um de vocês fez perguntas muito interessantes, então eu resolvi responder em post!

Então, Ana... São várias perguntas e eu espero ajudar você com as respostas, ok? Enfim, sobre os erros, infelizmente não tem jeito... O melhor é você escrever no celular com muita atenção e revisar bastante. Fica mais complicado revisar certinho pelo aparelho, e para postar é horrível, então eu sugiro que, mesmo escrevendo no celular, você passe para o seu computador e dê uma geral no Word. O Word mostra seus erros despercebidos e os arruma, e ainda é legal porque você pode copiar e colar direto no Social Spirit (se você o usa) sem tem que arrumar o espaçamento entre os parágrafos ou dar espaço no começo do mesmo (existe um ícone na barra de personalização de texto do SS com um W gravado. Você copia do Word e cola lá, quando der "OK" fica tudo certinho!). O mecanismo já faz tudo por você.

Sobre as passagens de tempo, eu sugiro que você dê datas aos acontecimentos de cada passagem. No começo de cada uma, coloque uma data que indique em que tempo você está (passado, futuro ou presente), e não precisa ser dia/mês/ano, pode ser só ano ou só mês/ano, ou se não forem tempos muito diferentes, você pode colocar apenas as horas também. (Vou dar alguns exemplos abaixo) Isso ajuda o leitor a entender melhor o que está acontecendo e quando está acontecendo, dando-lhe espaço para compreender também a fanfic em si.

EXEMPLOS: 
Ex1: "Primavera, 1896
Tudo parecia calmo no jardim. O vento carregava pétalas que se desprendiam das flores em abundância...."
Ex2: "Abril, 3:16pm
A chuva caía forte lá fora. Jonghyun entrou em seu café favorito para se esquentar com um café e se proteger da chuva, até que ela se findasse..."
Ex3: 12 de Outubro de 1998, Primavera. 7:54pm
Eu mal podia acreditar. Era ele ali, entre as flores. Cheirando uma ou outra, esboçando levemente um sorriso de paz no rosto. Minhas pernas falharam ao tentar andar, e eu senti o baque ao cair de joelhos no chão. Não me importei. A dor na alma era muito mais profunda que a de um joelho no concreto..."

Agora a última pergunta! Bom, demorar para postar é realmente um problema enorme. Porque? Quando você demora muito, o leitor tende a esquecer como estava a sua história e ele precisa reler, pelo menos alguns capítulos anteriores, para poder entendê-la. Muitas demoras cansam o leitor, porque ele sempre vai ter que reler e isso pode ser chato, o que infelizmente o motiva a abandonar a leitura da sua fanfic. Eu sofro bastante isso com uma das minhas fanfics, e sei que a culpa é minha, por isso não fico tão chateada, mas o melhor é você se organizar e procurar não demorar mais de duas semanas, ok? Assim não perde leitores e ninguém fica chateado!

Você pode se organizar por meio de planejamentos, por exemplo, combinar consigo mesma que todos os domingos vai escrever um capítulo, na segunda revisá-lo e terça postá-lo, assim você tem um capítulo por semana. Caso você não esteja acostumada, comece com menos pressão, tipo um capítulo a cada duas semanas e depois vá estreitando o tempo. O que importa é você botar na cabeça que isso é importante, e algumas punições valem se você não conseguir alcançar os objetivos, por exemplo, você não poder assistir o capítulo novo da sua série favorita até conseguir atualizar a fanfic corretamente. Entende? Pode parecer besta, mas se você levar a sério, funciona. (Eu uso isso com os estudos!)

Outra coisa que você pode fazer é deixar vários capítulos prontos antes de começar a postar a fanfic em algum site. Conheço gente que escreve a fanfic inteira para depois postá-la, isso também vale, mas eu acho que exige bastante paciência, não? Mas você pode tentar!

Espero ter ajudado você, Ana! Um beijo e obrigada pelo acesso!

por: taeminwz

3 comentários:

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo