sábado, 7 de novembro de 2015

Começar uma fanfic do zero | Dicas para quem está começando!


Olá pessoal! Vocês sempre me pedem muitos conselhos sobre como escrever uma fanfic do zero, quais dicas eu poderia dar para quem está começando nesse mundo das fanfics, então decidi fazer um post geral sobre o assunto. Espero que ajude vocês.


1. Preste atenção na gramática.
Sei que provavelmente vocês já ouviram/leram isso de vários blogs sobre fanfics e esse é um tópico que está sempre nessas listas de dicas sobre esse assunto, mas acreditem: isso é MUITO importante. Tente se esforçar mais nas aulas de português e gramática, para saber as regras direitinho e poder escrever melhor. Por exemplo: muitas palavras são parecidas, mas tem significados completamente diferentes e podem ser confundidas por você na hora da escrita. Isso pode acabar totalmente com sua estrofe e deixar tudo completamente sem sentido, então você deve prestar atenção nesses detalhes.

2. Sinopses são a porta de entrada para novos leitores, tome cuidado!
A sinopse não pode ser enorme e nem muito pequena. Eu diria que 500 à 600 palavras são ótimos números que dão um bom tamanho para essa parte tão importante de uma história. Isso impede que você revele demais, mas que ainda sim faça algo que chame leitores. Uma sinopse deve ser objetiva e atiçar a curiosidade do leitor quanto à história; o objetivo de uma sinopse é dar o básico de informações sobre a fanfic para que o leitor saiba do que se trata, mas nada mais do que isso. Cuidado para não revelar demais ou de menos.

3. Capa/design de fanfic.
Por mais que isso pareça injusto, a arte da capa da sua fanfic também influencia no tanto de leitores que você pode alcançar. Uma capa bonita chama atenção imediata e o leitor vai logo clicar para saber do que a fanfic se trata e começar a lê-la.

Uma capa de fanfic é um pouco mais complicada de fazer porque ela, por si só, deve transparecer o assunto da fanfic de um modo sutil. Por exemplo: se for uma capa mais sombria, com texturas arranhadas e irregulares, com uma expressão séria vindo dos personagens representados na arte e etc., sabemos que será uma fanfic com assunto mais 'sério' e fora do normal, talvez uma fantasia, um terror ou uma ficção criminal, psicótica e etc. Uma capa mais alegre, com tons mais vivos, onde os dois personagens sorriem, mesmo que para lados opostos, sugere uma história mais simpática, talvez mais realista e romântica. Preste atenção nesses detalhes, eles são importantes!

4. O nome da fanfic
Um dos pontos mais importantes e carentes de atenção é o nome da fanfic. Sugiro que vocês não coloquem nomes diretos de músicas, porque com certeza existem diversas outras fanfics que têm o mesmo nome da sua. Tente ser original! O nome da sua fanfic também deve ser compatível com o assunto dela. Não adianta nada você colocar o nome "Dangerous Mind" se a sua história se passa num colégio normal, com dois adolescentes normais que vão se apaixonar por alguma razão e a única dificuldade que vão passar são pessoas atrapalhando seu romance (não que essa ideia de enredo seja ruim, só quis dar uma ênfase de que não combina com o nome).

5. Desenvolvimento e tamanho do capítulo.
Um capítulo nunca deve ter menos que 1000 palavras. Esse é o tamanho mínimo para que você consiga desenvolver de verdade os acontecimentos com um bom tempo, diálogos aceitáveis e gramática correta. Eu, sinceramente, acho 1000 pouco, mas para quem está começando pode parecer muito, então capriche nesses mil palavras aí e faça o capítulo da melhor forma que conseguir. Lembre-se de explicar as situações, tente fazer um diálogo real (coisas que as pessoas realmente diriam nas situações que você colocar) e de não apressar muito a cena. Para que fique verdadeiro e profissional, algumas coisas demoram um pouco para acontecerem e serem 'digeridas' pelas testemunhas. Um erro muito comum é quando, por exemplo, a personagem principal termina com o ex namorado porque está se apaixonando pelo outro personagem principal e pronto, nunca mais ouvimos falar do outro garoto e ela também nunca mais pensa nele. Muitas vezes os autores escrevem como uma coisa mais simples do que realmente é. Pensa comigo, se a garota estava namorando o garoto há, vamos supor, dois anos e ela de repente termina com ele, não é tão fácil assim sumirem da vida um do outro. O ex vai querer saber o motivo, vai procurar consertar e voltar com ela, ela ainda vai pensar se foi a melhor opção terminar com ele por causa do outro, a família dela ainda vai encher o saco dela sobre o porquê do término, etc, etc, etc... ainda vai rolar um draminha, vocês sabem disso porque certamente já passaram ou já presenciaram um término de namoro e nunca é um momento fácil, para ambas as partes. Aliás, isso pode até ser um atrativo a mais para sua fanfic. Desse draminha surgem diversas ideias de cenas muito boas (só de pensar e escrever isso eu já tive umas três), então invista nele. Quando for escrever uma situação, pense no que aconteceria se ela acontecesse aqui, na vida real. Como as pessoas agiriam? Seria rápido superar ou passar por essa situação? Quando a resposta for não, faça uma reação para os seus personagens e aproveitem as consequências dessa reação para mais cenas legais e chamativas que você poderia escrever.

OBS: Depois que você começa a escrever e pegar o jeito, tudo fica mais fácil. Mil palavras serão muito pouco para vocês e cada cena começa a se formar perfeita na sua cabeça, até as palavras que você vai usar para retratá-la na fanfic. Isso é questão de se acostumar e escrever sempre.

6. Cenas especiais (HOT, lutas, danças, etc)
Essa é uma parte bem difícil de escrever quando se está começando, mas nada é impossível. Geralmente, autores novos têm medo dessas cenas especiais, principalmente se ela é uma cena mais quente e etc. A melhor dica que posso dar sobre o assunto é: pesquise. O resto vem depois que você já tiver mais afinidade com a escrita, porque aí vem tudo da sua cabeça. Antes disso, a solução é pesquisar mesmo (principalmente se você não passou pela situação que está descrevendo).

Em caso das cenas mais quentes, de sexo ou preliminares, que são as mais comuns, procure saber como é um orgasmo, o que a pessoa sente na hora, como os corpos reagem na primeira vez que praticam o ato sexual (tanto em meninas quanto em meninos, ok?). Se sua fanfic trata de coisas além, como sadomasoquismo, pesquise sobre esse assunto também. Vai ser necessário se você quiser fazer algo mais real, já que você tem que saber os nomes e os aspectos dos objetos usados na ação e como eles funcionam. Acredite em mim, o que os leitores mais gostam são os detalhes, principalmente em cenas assim.

O mesmo vale para cenas de luta ou de uma dança específica. Pesquise como os movimentos acontecem e qual a sensação de cada um. Isso é muito importante e enriquece o seu texto.


E essas foram minhas dicas gerais sobre como começar uma fanfic do zero. Espero que tenha ajudado vocês!

Qualquer dúvida, deixem nos comentários! Beijo e até mais!

por: taeminwz

11 comentários:

  1. oiiiii, obrigada por me ajudar a fazer a minha fic
    mas agora qual e o melhor site para publicar sua fic? Nyah ou Spirit?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, eu acho o Spirit melhor. Você pode escrever de tudo e as regras são bem mais suaves do que no Nyah, sem contar que, dependendo do gênero e do fandom que a sua fanfic tem, no Spirit você encontra muito mais leitores.

      Excluir
    2. Também tem o wattpad, lá é legal, alguém aqui é de lá?

      Excluir
    3. Também tem o wattpad, lá é legal, alguém aqui é de lá?

      Excluir
    4. Na verdade o Wattpad é muito melhor, já vi vários casos de autores(as) que tiveram suas fics, ou até mesmo a própria conta excluida do Spirit.

      Excluir
    5. Porque não postar nos 2? Assim dá para alcançar um público bem maior.

      Excluir
  2. Oi! Eu comecei uma fic a pouco tempo, mas não estou tendo leitores. Como faço para consegui-los? Onde devo divulgar minha fic?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fizemos um post sobre isso, confira aqui http://sosfanfiction.blogspot.com.br/2015/02/respondendo-01-como-deixo-minha-fanfic.html ;)

      Excluir
  3. ajudouuu muito agora sei por onde começar cenas de danças lutas e a principal e a que eu considero mas dificil pra mim a cena hot tambem neh sou iniciante e quero me aperfeicoar e com essas dicas de ouro vou conseguir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Lembre-se de treinar bastante, é isso que te faz melhorar ♥

      Excluir
  4. Eu usava o Spirit para postar as minhas fanfics — "usava" porque apaguei a minha conta e criei outra. Bom, as fanfics de Jelena que eu leio têm uma gramática, podemos dizer que, formal demais. Eu adoraria conseguir escrever da forma que eles escrevem — porque eu acho lindo e mais apresentável para os leitores — porém não tenho toda essa formalidade para fazê-lo. Sei que isso vai de cada um, mas vocês teriam alguma dica para nos dar? Obrigada pela atenção ♡

    ResponderExcluir

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo