domingo, 15 de fevereiro de 2015

A verdade sobre os chamados 'Clichês'!


Olá ficwritters! Já parou para pensar que talvez os clichês não sejam os monstros copiões que todos achamos?

Bom galera, hoje, como viram no título o assunto é: clichês! Toda ficwritter convive com o medo de sua fanfic ser taxada com esse nome por conta de ele ser depreciativo, mas será que é tão ruim assim?

Significado da palavra de acordo com o dicionário: Clichê: s.m. Frase repetitiva e sem originalidade; expressão que peca pela repetição, pelo lugar-comum; banalidade repetida com frequência. 

Repetitiva e sem originalidade. Ok, podemos dizer que clichês são assim, mas, se você for pensar bem, todo mundo ama um clichê! Vemos filmes clichês o tempo todo e gostamos, assim como livros e é claro que fanfics também. O segredo é ser bem escrito.

Ué! Então porque chamar de clichê significa falar "mal" da fanfic?

Vou explicar melhor, e para isso vou dividir o clichê em dois tipos: bad clichê e pretty clichê. 

Bad clichê: o bad clichê não é nada mais nada menos do que uma cópia fajuta.
Por exemplo, digamos que eu estou lendo uma fanfic super original e tal, onde a autora realmente criou a história de modo surpreendente e com boa escrita. O bad clichê acontece quando eu pego a ideia dela e simplesmente copio para fazer uma fanfic minha. Isso é plágio, é errado, é crime e ainda prova que você não tem capacidade de criar uma fanfic completamente original. E isso não é só com fanfics, com livros e filmes também. Existem muitas ficwritters que copiam cenas de livros ou filmes exatamente como está lá para que a fic dela fique mais "legal".

Existe uma grande diferença entre "se inspirar" e "copiar". A inspiração é quando você se espelha em tal obra, seja uma fanfic, um livro, uma música, um filme, uma série e etc. É como se a tal obra fizesse seu cérebro brotar criatividade e nisso você acaba criando uma fanfic original, mas inspirada em algo que você viu.

Pretty clichê: o pretty clichê é nada mais nada menos do que você pegar uma história já conhecida e reescrever ela do seu jeito, com boa escrita e bom gosto.
As várias reescrituras de Romeo e Julieta, Cinderela e outros clássicos estão aí pra provar que clichês não são ruins, se você fizer direito. O que tem de errado em eu querer escrever uma fanfic onde ela é a nerd que só pensa no futuro e ele o capitão do time de futebol que só pensa em mulher e popularidade? Nada. Não tem nada de errado, ruim ou banal nisso.

E aliás, mesmo escrevendo um clichê, você pode criar e inovar na sua história. Tudo depende da sua imaginação.

Um exemplo de fanfic assim é uma que eu li já faz um tempo no Anime Spirit. Seu nome é Diário Quase Secreto e a história se baseia no bom e velho "a garota que gosta do gostosão e popular da escola, mas ele não liga para ela". O diferencial dessa fic é que a tal garota é o sonho de qualquer garoto da escola. Popular, bonita, líder de torcida, influente, inteligente e tudo mais, e mesmo assim, nosso boy magia não se interessa por ela (pelo menos é o que ele diz). Essa fic é um ótimo exemplo de pretty clichê, porque a autora realmente inovou, mesmo se tratando de um tipo de enredo conhecido. É como se ela reinventasse a história.

Concluindo: o pretty clichê se baseia em uma história muito conhecida e recebe o nome clichê por isso, mas não significa que seja isso, e, se for bem escrito, acaba sendo o que chamaríamos de "clichê bom"; o bad clichê é uma cópia, o que realmente define o significado depreciativo da palavra clichê.

Espero que vocês tenham entendido o que é clichê dentro do mundo das fanfics. Qualquer dúvida, é só perguntar! Boa sorte com seus pretty clichês!

Dica por: taeminwz

2 comentários:

  1. Obrigadoooo!
    Melhorou minha compreensão. Fiquei meio triste quando uma menina falou que minha fanfic era clichê sendo que ela pulava de todas as coisas e não era copia de nada!
    Então agora já deu pra compreender melhor!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Eu nem ia abrir a mensagem que me mandaram no Anime, mas parece que um anjo que estava do meu lado abriu a mensagem pra mim e eu, além de ler, vim aqui no blog. Começando pelo layout da página que é impecável e com características próprias, E as postagens são muito boas e bem escritas. Infelizmente não temos muitas fanfics boas atualmente, mas se todo mundo viesse nesse blog, com certeza o cenário ia mudar. Aplaudindo de pé a ideia de vocês. xoxo, G.

    ResponderExcluir

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo